segunda-feira, 14 de abril de 2014

RÁPIDO DESABAFO!!!

Tenho acompanhado de perto algumas manifestações ao longo dos últimos dias e produzido fotos tentando mostrar a diversidade de situações sem querer chegar a uma "verdade". Todas elas estão disponíveis para o uso de vocês ou de qualquer um que queira utiliza-las. Ontem, dia 22 de julho, por volta das 23 horas estava esperando um ônibus pra voltar para Niterói junto com um amigo. Fui " parado" por um policial de forma extremamente violenta e arbitrária simplesmente porque resolvi me aproximar de um grupo de cerca de 15 policiais que estavam dando uma "dura" em dois rapazes na rua das Laranjeiras, na altura das Lojas Americanas. Esse policial identificado como Marcos (nome que estava escrito na farda) se aproximou, me puxou pelo braço dizendo que eu estava com os jovens. Eu disse que era jornalista e estava fazendo o meu trabalho observando o trabalho deles, exercendo também o meu meu direito de ir vir. Imediatamente ele sacou uma pistola apontou para o meu peito e disse o seguinte em voz alta:_Eu sou polícia e vou te mostrar como polícia trabalha! Você é suspeito! Aqui você é suspeito! De costas pra parede, abra as pernas e fica de costas pra parede!!! ( Em seguida ele me deu aquela patolada básica). Mais uma vez eu disse que era jornalista e que estava com uma câmera para fotografar a chegada do Papa. Ele abriu a mochila pegou a câmera e mudou de tom.Outros policiais "bonzinhos" se aproximaram e perguntaram o que estava acontecendo. O tal Marcos me pediu os documentos. Entreguei minha carteira do mestrado da UFF, ele alterou a voz mais uma vez, agora com tom de deboche dizendo o seguinte: _ Essa identificação aqui não serve, tá me achando com cara de reitor? Essa aqui não serve! Mas eu tô vendo que você é um cara de bem e vou te liberar! Mas deveria te levar pra delegacia!!! Eu respondi: _Pode levar! Não fiz nada de errado! Qual o seu batalhão "amigo" Marcos? _ Tá querendo saber demais! Cala a boca que eu já te liberei! Vai embora, vai embora! Eu fui, entre a vitória e a derrota!

Nenhum comentário: